Banner

segunda-feira, 23 de abril de 2012

História do Colégio Joaquim Fagundes dos Reis

A história da escola tem seu marco inicial no Decreto de Criação do Grupo Escolar do Boqueirão, datado em 28-06-1928, na cidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul. Porém foi no dia nove de abril de 1931 que se viu nascer à nova Escola no velho casarão da Avenida Brasil, esquina com a Rua 20 de setembro. Era ali que funcionava a pequena Escola Municipal que veio a se transformar no Grupo Escolar do Boqueirão.
As atividades no novo estabelecimento de ensino tiveram inicio sob a direção da professora Adelina Silveira Carpes, que instalada a Escola tomou posse no dia 15-04-1931.
As aulas tiveram início no findar o primeiro mês o número de alunos matriculados havia atingido o número de 130 alunos distribuídos do 1º ao 5ºano. O crescimento foi rápido e ao findar do primeiro ano de existência, registrou-se uma matrícula de 202 alunos.
Diversos prédios abrigaram a Escola nascida no Boqueirão, até encontrar sua morada própria. Durante 15 anos a Escola ficou instalada na Avenida Brasil, no prédio onde nasceu. Após esse tempo foi transferida para a Rua Paissandu, no local onde mais tarde foi edificado o prédio da E. E de 1º e 2º graus Nicolau de Araújo Vergueiro.
Com a necessidade de mais espaço físico e por falta de condições materiais, uma nova mudança foi realizada, desta vez para o antigo prédio do Colégio Conceição, na Rua Teixeira Soares, em frente ao Hospital São Vicente de Paulo, onde hoje se localiza o Edifício Conceição.
Durante oito anos ali funcionou a Escola que devido à precariedade das instalações, teve que recorrer ao Exército Nacional, que abrigou, nas dependências do antigo 3º/5º RCMec, todos os professores e alunos da Escola no período de 1960 à 1962.
A Prefeitura Municipal de Passo Fundo, na pessoa do então prefeito Mário Menegaz, sensibilizado com a falta de instalações próprias da Escola, deu o primeiro passo para a concretização de um velho sonho, desapropriou os terrenos localizados na Avenida Brasil, esquina com a Rua 10 de abril, doando-os ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, para que ali fosse construído o prédio do Grupo Escolar Joaquim Fagundes dos Reis.
A inauguração do novo prédio deu-se em 1966, com a presença da professora Olga Caetano Dias, Delegada de Educação, do Sr. Mário Menegaz, Prefeito Municipal, da direção, dos professores, alunos e demais autoridades.
Em 1972, foram implantadas sucessivamente a 6ª, 7ª, 8ª séries, enquadrando a escola na topologia de 1º Grau completo.
Em 14 de junho de 1971, teve início o funcionamento do ex. Colégio Comercial Estadual, nas dependências do então Grupo Escolar Monte Castelo. Sendo que em março de 1972 mudou-se para o prédio do Grupo Escolar Joaquim Fagundes dos Reis. No dia 30 de junho de 1975, sob a direção da Professora Terezinha K. Hespanha deu-se a unificação administrativa das duas escolas. Em 1976, o Colégio Comercial passou a denominar-se Escola Estadual de 2º Grau de Passo Fundo.
Através da portaria nº. 19.884 de 18 de setembro de 1979 foi publicado no Diário Oficial de 28 de setembro de 1979, onde as duas escolas foram unificadas sob a denominação de Escola Estadual de 1º e 2º Graus Joaquim Fagundes dos Reis.
Através da portaria nº. 264 de 13-10-2000, publicado no Diário Oficial de 10-10-2000 a Escola Estadual de 1º e 2º Grau Joaquim Fagundes dos Reis mudou a denominação para Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis.

Um comentário:

A Equipe vermelha agradece o comentário.