Banner

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Quem foi Joaquim Fagundes dos Reis

Joaquim Fagundes dos Reis
 
Joaquim Fagundes dos Reis nasceu em 17 de agosto de 1785, na Comarca de Curitiba. Foi um dos desbravadores do antigo território de Passo Fundo, tendo vindo para cá como capitão da Guarda Nacional, designado para servir no 4° Quarteirão de Cruz Alta, no incipiente povoamento de Passo Fundo, onde Manoel José das Neves e sua família, por determinação do Governo Imperial, já tinha se fixado em Passo Fundo, comandando uma escolta de seis praças imperiais, tendo por local o que é hoje a Praça Tamandaré.
 
Sob o comando militar de São Borja, em 1830, Fagundes dos Reis foi designado Comissário no território de Passo Fundo, sendo elevado, em 1834, ao cargo de Juiz de Paz. Na qualidade de Juiz, encaminhou uma petição à autoridade eclesiástica para construir uma capela, sob a invocação de Nossa Sra. da Conceição Aparecida.
 
Durante a Revolução Farroupilha, ocorrida no decênio 1835/45, Joaquim Fagundes dos Reis colocou-se ao lado dos revolucionários farrapos, apoiando o movimento. Por esse motivo, foi preso e enviado às autoridades da Corte, sendo libertado mais tarde.
 
Retornando ao território de Passo Fundo, encetou uma luta pelo desenvolvimento da sua terra adotiva, que se projetava à medida que o tempo passava, uma vez que o povoado já era passagem obrigatória dos tropeiros, realizando o comércio de gado com destino à Província de São Paulo. Conta a 38 Vultos da História de Passo Fundo história que Joaquim Fagundes dos Reis “proporcionava aos tropeiros garantiade hospedagem, um bom chimarrão e uma caninha de boa qualidade.”
 
Joaquim Fagundes dos Reis foi um homem austero, de uma força moral elevada e de uma profunda cultura, considerando as condições agrestes em que vivia. Pelas suas qualidades não foi difícil travar relações com pessoas de prestígio junto às autoridades da Província, possibilitando, dessa maneira, fazer com que o território de Passo Fundo se desligasse do município de Cruz Alta, levando-o à emancipação político-administrativa.
 
Joaquim Fagundes dos Reis sempre representou o desejo do povo da região. Como autoridade que era, tornou-se o líder do povoado e o organizador da emancipação política de Passo Fundo. Em 07 de agosto de 1857, quando foi instalado o primeiro Conselho Municipal de Passo Fundo, Joaquim Fagundes dos Reis foi escolhido Presidente do Legislativo, realçando o espírito cívico, que prognosticou a formação de uma comunidade rica e progressista.
 
Joaquim Fagundes dos Reis foi um autêntico amigo do povo do território de Passo Fundo. Por isso, foi escolhido como o PATRIARCA da nascente população passo-fundense. Seus restos mortais repousam em um jazigo próximo à Fazenda da Brigada Militar, ao longo da BR 285, que liga a cidade de Passo Fundo a Mato Castelhano, trilha dos antigos tropeiros.
 
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada à Av. Brasil, esquina com a rua 10 de abril, tem como patrono “Joaquim Fagundes dos Reis”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe vermelha agradece o comentário.